Rota Cafés Refinados das Montanhas de Minas

Explore a excelência dos cafés especiais nas pitorescas Montanhas de Minas, onde cada xícara conta uma história de tradição e qualidade.
Rodovia base do trajeto:
BR-491
Cidades:

Areado; Muzambinho; Guaxupé; Nova Resende; São Sebastião do Paraíso; Monte Santo de Minas.

Descritivo:
A rota Cafés Refinados das Montanhas de Minas tem como eixo central a rodovia BR-491 entre os municípios de São Sebastião do Paraíso e Areado, ligando as regiões sudoeste e sul de Minas Gerais. São Sebastião do Paraíso é a porta de entrada do fluxo que chega da região da “Alta Mogiana” no nordeste Paulista, enquanto a cidade de Areado é a porta de entrada do fluxo turístico vindo do sul de Minas. No centro equidistante da rota está localizada a cidade de Guaxupé, famosa por sua tradição no ramo cafeeiro e sua cooperativa de cafeicultores que é uma das mais expressivas do mundo. A rota percorre locais, empreendimentos e fazendas que se destacam por oferecerem um tipo de café que é mais conhecido como “café especial”, um termo técnico mundialmente usado para determinar os tipos de café de altíssima qualidade. Os cafés para se tornarem especiais precisam passar por uma extensa avaliação que irá julgar uma série de critérios como fragrância, aroma, sabor, corpo, doçura, acidez, equilíbrio, uniformidade, finalização e defeitos. Além disso, um café especial é aquele que precisa atingir uma classificação mínima na avaliação perante provadores profissionais de organizações internacionais que tem intuito de apoiar as produções cafeeiras do mundo inteiro, garantindo acesso à informação e almejando uma produção de café mais sustentável.
Nesta rota, você encontrará as Fazendas que são destaques na produção do grão, e que já estão alinhadas com o tema dos cafés especiais e já trabalham essa vertente em seus processos, bem como empreendimentos como cafeterias, delicatessen e empórios nas cidades para o visitante poder experimentar e adquirir produtos derivados do café. Monte Santo de Minas é um município tradicional do circuito das Montanhas Cafeeiras de Minas e fica na intercessão entre os municípios de Guaxupé e São Sebastião do Paraíso, que por ventura são as maiores cidades e oferecem mais opções de hospedagem, além de centros comerciais para compras, bem como entretenimento noturno com bares, cafeterias, pubs e restaurantes. Muzambinho é um município bastante antigo e que sempre teve a cafeicultura como base de sua economia, fato este que fez da cidade a sede de uma das mais sólidas Escolas Federais Agrícolas do Brasil e importantes centros de Pesquisa e Laboratórios sobre a lavoura cafeeira, que merece um tour no campus, que conta com especialistas que assessoram os produtores e visitantes que desejam conhecer mais sobre os estudos produzidos sobre o tema. Independente do seu plano de viagem, a rota Cafés Refinados das Montanhas de Minas foi pensada para se ter uma imersão no mundo cafeeiro. Venha desfrutar da autêntica mineiridade e conhecer o que há de melhor!
Atrativos:
Fazendas Cafeeiras, Roteiros de Visitação da Semente a Xícara, Cafeterias, Escolas Técnicas Centros de pesquisa tradicionais.
Pólos de Hospedagens:
São Sebastião do Paraíso, Guaxupé e Monte Santo de Minas.

Principais Atrativos

Explore as belezas e os sabores das Montanhas Cafeeiras de Minas! Embarque em um roteiro turístico único pelas montanhas de Minas Gerais, onde a tradição do café especial encontra paisagens deslumbrantes e cultura autêntica.

Fazenda Nova Aliança

A Fazenda Nova Aliança, localizada em Monte Santo de Minas, produz cafés com características próprias e exclusivas, como seca natural, grãos graúdos e uniformes, acidez média, corpo longo, doçura pronunciada e sabor frutado. A propriedade é certificada  e é um exemplo de gestão empresarial, com práticas ambientais e sociais inovadoras que são passadas de geração em geração.

Fazenda Capoeira

A Fazenda Capoeira está situada nas colinas de Areado, com uma topografia variando de ondulada a montanhosa, e terras férteis em perfeita harmonia com o meio ambiente. A fazenda se destaca pela produção de cafés especiais de alta complexidade, combinando práticas sustentáveis e técnicas inovadoras. Atualmente, é a maior produtora mundial de cafés especiais de baixa altitude, com grãos que possuem características únicas e raras.

Carruá Café

O Carruá Café, localizado em Muzambinho, é composto por fazendas que se destacam pela moderna gestão cafeeira. O grupo utiliza novos equipamentos e investe constantemente na capacitação de seus colaboradores. Os cafés são plantados, colhidos, selecionados, torrados e embalados nas Fazendas Ouro Verde e Santa Ignês. O grupo se destaca por possuir um receptivo turistico interno e oferece visitas que proporcionam experiências completas do plantio à torra.

Fazenda Planalto

Localizada em Nova Resende, a Fazenda Planalto se destaca pela produção de cafés premiados e por todo um processo mecanizado e moderno de colheita. Com altitudes variando entre 1097 e 1188 metros acima do nível do mar, a fazenda cultiva variedades como Mundo Novo, Catuaí Vermelho e Catuaí Amarelo. Com uma produção média de 14.000 sacas, a  fazenda conta com modernas instalações de processamento e capacidade de armazenamento para 15.000 sacas de café.

plugins premium WordPress