Rota Cicloturística Transcafeeira

Pedalando entre os encantos e cafezais de Minas Gerais

A Rota Cicloturistica Transcafeeira é um roteiro de bicicleta que percorre regiões de 9 municípios do Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas, passando por cidades, vilarejos/distritos e montanhas cobertas por Mata Atlântica nativa, proporcionam sombra e ar puro, enquanto os vales verdejantes pontilhados por cafezais criam um cenário bucólico e encantador, juntamente com uma infinidade de pequenos sítios e fazendas espalhados pela maior região produtora de café de Minas Gerais.

O nome Rota Transcafeeira surgiu pelo fato dos caminhos e traçados estarem imersos nas regiões de extensas plantações de cafés, a principal característica do território ao qual o Circuito Turístico Montanhas Cafeeiras de Minas está inserido.

Pensada para todos os níveis de cicloturistas, a Rota Cicloturística Transcafeeira é dividida em diferentes trechos, com níveis de dificuldade variáveis, podendo ser percorrida por ciclistas iniciantes, intermediários e avançados. O roteiro também pode ser feito por partes, permitindo que cada ciclista escolha a distância ideal para o seu condicionamento físico e disponibilidade de tempo.

A Rota Transcafeeira está dividida em 3 itinerários diferentes: Trecho Central, Trecho Oeste e Trecho Sul. Os trechospriorizam as estradinhas de terra secundárias que cortam as paisagens e os atrativos naturais da região, cruzando grandes extensões de cafezais, planaltos, morros e cachoeiras. São caminhos escolhidos especialmente para compor roteiros desenhados para os amantes do ciclismo que desejam combinar a prática esportiva com a imersão no universo cafeeiro e belezas naturais de Minas Gerais.
A Rota Cicloturística Transcafeeira é um convite para os amantes do ciclismo que desejam conhecer as belezas de Minas Gerais, aliando esporte, cultura e sabores. Prepare-se para pedalar por paisagens deslumbrantes, visitar fazendas históricas, cidades charmosas e, claro, degustar o cafezinho mineiro, reconhecido mundialmente por sua qualidade.
Orientações:
  • O nível de dificuldade dos trajetos, as distâncias e quantidade de subidas acumuladas são os principais quesitos observados no
    planejamento das rotas cicloturisticas.
  • A Rota Transcafeeira disponibiliza as informações técnicas necessárias de cada percurso/trecho como o gráfico de altimetria, distâncias,
    subidas acumuladas e mapas.
  • Para se fazer todo o percurso da rota cicloturisticas transcafeeira, em seus três trechos, sugerimos iniciar em São Sebastião do Paraíso, Monte Santo de Minas, Arceburgo, Guaranésia, Guaxupé, Muzambinho e Juruaia, percorrendo os trechos oeste e sul. Já o trecho central, sugerimos iniciar em Juruaia, Nova Resende e finalizar em Conceição Aparecida. Em Juruaia ainda existe a opção de se fazer a rota do
    tamanduá bandeira, um percurso circular interno da cidade.
Rota Transcafeeira

Trecho Oeste

O trajeto da Rota Cicloturistica Transcafeeira Oeste é um percurso estilo travessia com total tem 76 km e que tem como extremos as cidades de Arceburgo e São Sebastião do Paraíso, tendo como ponto central da rota a cidade de Monte Santo de Minas, que conta variada rede de hotéis, restaurantes,bicicletarias e guias para apoio aos cicloturistas.
Rota Transcafeeira

Trecho Central

O trecho central da Rota Transcafeeira é um eixo de estradas vicinais que tem como extremidades as cidades de Juruaia e Conceição da Aparecida, carinhosamente conhecida como “Barro Preto”. É um percurso estilo travessia com total tem 66km de extensão.
Rota Transcafeeira

Trecho Sul

O trajeto da Rota Cicloturistica Transcafeeira Sul é um percurso estilo travessia com total tem 64km e que tem como extremos as cidades de Arceburgo e Muzambinho, tendo como ponto central da rota as cidades de Guaranésia e Guaxupé, que contam com hospedagens diversificadas, serviços de apoio para os cicloturistas e entretenimento.
plugins premium WordPress