Rota Ecoturística e Aventura nas Montanhas
Explorando a Natureza e a Aventura nas Montanhas de Minas
Rodovia base do trajeto:
BR-491 – MG-446 – BR-265
Cidades:
Bom Jesus da Penha, Monte Santo de Minas, Itamogi, Jacuí, São Sebastião do Paraíso e Conceição Aparecida.
Descritivo:
A Rota Ecoturística Montanhas Cafeeiras foi criada para concentrar todas as belezas e recursos naturais da região em um percurso turístico que tem como foco as cachoeiras, lagos, morros, trilhas, grutas, e pesqueiros presentes nas cidades. Nessa rota, os visitantes têm a oportunidade de apreciar paisagens diferenciadas, conhecer locais com vistas lindas, praticar atividades ao ar livre e desfrutar de momentos de relaxamento e tranquilidade em meio à natureza e a mineiridade.
Foram selecionados locais onde o turista pode ter experiências singulares e enriquecedoras junto à natureza. A prática do ecoturismo visa também envolver os visitantes para conhecer as comunidades locais, aprender sobre a cultura e tradições da região e apoiar o turismo sustentável.
Ao percorrer a Rota Ecoturística das Montanhas Cafeeiras, os visitantes têm a oportunidade de se aventurar com segurança em ambientes naturais preservados, reconectar-se com a natureza, relaxar e renovar as energias. São experiências inspiradoras que certamente ficarão marcadas na memória de quem as vivenciar. Venha conhecer a Rota Ecoturística das Montanhas e descubra os encantos da natureza nesse quinhão de terra das Minas Gerais!
Atrativos:
Cachoeiras, Trilhas, Caiaques, Rampas de Vôo Livre, Pesqueiros e Mirantes.
Pólos de Hospedagens:
Monte Santo de Minas e São Sebastião do Paraíso.

Principais Atrativos
Pontos de Destaque para uma Experiência Inesquecível

Cachoeira da Retífica
A Cachoeira da Retífica, localizada em Monte Santo de Minas, a 15 km do centro, é um dos principais pontos turísticos que a cidade tem a oferecer. A aventura começa ao adentrar uma estreita trilha, ao lado da estrada, que leva a essa beleza natural. A cada passo, é possível se deparar com frondosas árvores típicas da Mata Atlântica. A cachoeira é de fácil acesso, possui duas quedas d’água que formam um lago raso, ideal para refrescar-se em suas águas cristalinas e geladas. Um local agradável e familiar para passar momentos em contato com a natureza. A cachoeira está situada próxima ao Morro Dois Irmãos, outro grande atrativo natural de Monte Santo de Minas. A Cachoeira da Retífica é um convite à contemplação!

Cachoeira do Cavacudo
Uma verdadeira aventura aguarda os exploradores que decidem enfrentar uma trilha desafiadora. A cada passo, através da vegetação nativa, o som da água batendo nas pedras é ouvido à longa distância. O fluxo de água intenso espalha uma névoa refrescante e a vida aflora naquele cantinho abençoado. Surge a visão: um paredão monumental esculpido “cavaco por cavaco”, por mãos divinas, ampara uma queda d’água exuberante de mais de quarenta metros. Ideal para a prática de rapel e de contato com a natureza. O local é um templo da natureza para contemplação, onde a força e a plenitude da natureza estão desenhadas nas formas das rochas. Ao visitar a Cachoeira do Cavacudo, nada se tira, somente ficam as lembranças e as pegadas.

Vôo Livre em Conceição Aparecida
A atividade de vôo livre é uma aventura inesquecível nas nuvens de Minas Gerais. Em meio às paisagens montanhosas e cafezais de Conceição Aparecida, a natureza reina absoluta! O Mirante e Rampa de Vôo Livre/Alto Paredão é uma opção de “mergulho” em um mar de nuvens para sentir a adrenalina pulsar em suas veias ao desafiar os limites da gravidade. No local existe toda a infraestrutura para se ter a vista fantástica do local, que serve também para os vôos em parapente, apreciando a vista deslumbrante das serras e vales. A atividade proporciona sentir a liberdade de voar como um pássaro, sem a necessidade de asas artificiais, sob uma perspectiva única, apreciando a vastidão do céu e a riqueza da natureza. As melhores épocas para se fazer o vôo livre são entre os meses de abril e outubro, quando as condições climáticas são mais favoráveis.