Rota Observatório de Pássaros

Descubra as opções de “birdwaching” nas Montanhas Cafeeiras de Minas

Rodovia base do trajeto:
BR-491 e MG-449
Cidades:
Arceburgo, Guaxupé, e Muzambinho.
Descritivo:

A rota Observatório de Pássaros foi pensada para os amantes da observação de aves e pássaros, que se transformou em uma importante derivação dentro do conceito de turismo de natureza. Este segmento da atividade turística utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações locais. Um grande diferencial na rota Observatório de Pássaros é a presença da cidade de Arceburgo, que possui um distinto roteiro turístico de observação de Beija-Flores já consolidado e formatado para os amantes do segmento Birdwatching.

O projeto de observação de Aves em Arceburgo é uma iniciativa do paisagista e ambientalista local Ademir Carosia. Os beija-flores são aves exclusivas das Américas e, apesar de parecerem frágeis, habitam diversos tipos de ambientes, necessitando de néctar das flores como alimento. A cidade de Arceburgo abraçou o projeto e hoje diversas praças são arborizadas, floridas e pensadas para a atração dos beija-flores. Outras fazendas na zona rural também compõem o roteiro turístico de observação de aves. No campus do Instituto Federal do Sul de Minas também existe um projeto visando à preservação e estudo dos beija-flores. O campus é uma imensa área verde, com fazendas experimentais de cursos de ciências agrárias, favorecendo o surgimento do projeto chamado Jardim dos Beija-Flores. No local, existem visitas guiadas com explicações de estudiosos, além de sinalizações sobre curiosidades e informações. Um lugar propício para observar aves é o Parque da Mogiana, um parque público que utiliza o entorno das antigas estações ferroviárias da Mogiana. É um local agradável e com muita incidência de pássaros.
Atrativos:
Roteiros Turísticos formatados de Birdwhaching e visita a parques públicos e praças.
Pólos de Hospedagens:

Guaxupé.

Principais Atrativos

Experimente uma observação guiada e vivencie a magia das “passarinhadas”.

Roteiro dos Beija-flores

Projeto criado pelo paisagista e ambientalista  Ademir Carosia, da cidade de Arceburgo, que buscou criar ambientes propícios com plantas que fornecem alimento para os beija-flores. As plantas foram plantadas de tal forma que se tenha floradas todos os meses do ano. Flores de todas as cores atraem os beija-flores e também outros pássaros, abelhas e borboletas.

Projetado inicialmente em 40 pontos estratégicos da cidade, tais como praças, escolas, logradouros urbanos, parques de mata ciliares, e trevos de acesso à cidade. Hoje, existem fazendas e demais pontos para observação dos beija-flores. Foram plantadas mais de 2.000 plantas de 70 espécies distintas, embelezando a cidade e contribuindo para atrair pássaros.

Parque da Mogiana

O Parque é uma área verde localizada no centro da cidade de Guaxupé, ao lado do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Estação Mogiana. Conta com um teatro de arena, parque infantil de madeira, pista de caminhada, campo de futebol, academia ao ar livre, pequeno centro de convivência para eventos, banheiros públicos, grande lago com pista para caminhada e muitas árvores com frondosas sombras para descanso e contemplação da paisagem.

O Jardim Dos Beija-Flores

O Jardim dos Beija-Flores é um espaço destinado à preservação e atração das aves, localizado dentro do Campus do Instituto Federal do Sul de Minas, na cidade de Muzambinho-MG. O campus do IF Sul de Minas é uma grande área arborizada, excelente para incidência de aves e observação de espécies. Grandes avenidas arborizadas, áreas verdes e um clima de “fazenda” são comuns no local. No jardim do projeto dos Beija-Flores, em frente ao refeitório do campus, foram plantadas diversas espécies de plantas buscando maior harmonia e visibilidade para os observadores.
plugins premium WordPress